quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Escultura e Entalhes arte de criar em madeira



Estas peças foram esculpidas na madeira, um trabalho feito por um escultor e colorido por um artesão presumo eu, pois geralmente os escultores se reservam a fazer somente o que sabem fazer com competência, esculpir.

Escultor e o artesão que tem a habilidade de criar peças com formatos de objetos, corpos e rostos, animais e qualquer coisa com formato definido. Seu trabalho e feito sobre uma peça de madeira geralmente um tronco de arvore ou um galho de boa espessura, ou dependendo do trabalho a ser feito varias peças de madeira coladas umas as outras formando assim um bloco maciço no tamanho e espessura necessária pra executar seu trabalho sua arte.

 As ferramentas de trabalho de um escultor:

Quando o trabalho e feito em troncos de madeira e usado pra desbastar e dar o formato na peça pequeno machado, incho,e ate motos serra. Estas ferramentas mostradas na figura acima são ferramentas de modelagem, ferramentas de criação.

O Entalhador e um artesão que cria suas peças de maneira diferente. Seu trabalho e feito sobre uma peça de madeira de pouca espessura com comprimento e largura necessária pra fazer seu trabalho que consiste em criar em alto relevo

Estas são as ferramentas de uso de um entalhador



 Este e um tipo de entalhe , reparem que as figuras foram entalhadas não esculpidas, elas só teen uma único lado diferente da escultura que e composta de frente, lados e costa.
O escultor  e o entalhador são artesões que se diferenciam no modo de criar suas artes.

Um tipo de entalhe:


esculturas,entalhes,arte,artesão,madeira,troncos,esculpido,criação,talento

Jorge Soares

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Esta e uma cadeira confortável e diferente.



Uma cadeira confortável ideal pra varandas ou ate mesmo um canto de sala jogando sobre ela um acento e um encosto de espuma revestida de tecido em cores fortes.
Esta imagem que encontrei na internet, mostra uma cadeira feita em madeira, tendo acento e encosto feitos em réguas.
Reparem que as réguas do encosto teen uma medida maior na parte de cima, já o acento as réguas são de mesma largura.

Esta foi toda trabalhada em patina ( técnica que consiste em remover camadas de tintas ou aplicar  diferentes cores de tinta na mesma peça mais sempre deixando um pouco da madeira a vista ).

Quanto custaria uma cadeira deste tipo?

O preço varia muito dependendo da madeira, uma cadeira deste modelo feita em mogno ou cerejeira ou marfim custaria em torno de 950,00 a 1100,00 reais, já a mesma cadeira feita em eucalipto ou canela o custo seria aproximadamente de 450,00 a  550,00 reais,
uma diferença considerável.

Então a pergunta, porque desta grande diferença?

As madeiras acima já podem considerar raras, algumas delas já não encontramos com facilidade e o custo destas madeiras chega a ser três vezes maior que as citadas a baixo este e o motivo de tamanha diferença.

Gostou da cadeira e quer ter uma parecida?

Você pode ter uma cadeira como a deste modelo em sua casa na cor desejada, basta fazer uma encomenda e no mais tardar em 45 dias úteis terá sua cadeira na cor desejada.


Cadeira,patina,marfim,cerejeira,mogno,eucalipto,canela,tinta,verniz

Jorge Soares


domingo, 1 de setembro de 2013

Uma velha bandeira de janela que virou arte



Esta e uma bandeira de janela que ia pro lixo porque teve sua parte de baixo apodrecida pelo longo tempo em contato com respingo de chuvas.
Foi recuperada diminuindo seu tamanho na altura depois de recortada foi aplicado um efeito patina sobre a peça.
Reparem que na parte de cima foi preciso fazer um pequeno remendo.
Valeu todo trabalho valeu o tempo gasto pra transformar uma velha bandeira de janela que estava pronta pro lixo nesta peça charmosa que do destino lixo ganhou um lugar de destaque em uma parede.

Quantas coisas são jogadas fora diariamente por falta de interesse do proprietário em transforma lá em algo novo, sim mesmo com aspecto velhos mais uma peça totalmente nova.
O que foi preciso pra conseguir montar  este quadro decorativo?
Uma bandeira de janela velha, um regador que não precisa ser novo, um pequeno vaso de plástico, uma formiga feita de latão e um pequeno balde plástico, algumas flores artificiais e pronto tudo junto se transformou nesta bela peça decorativa.


Jorge Soares

Reciclagem, trabalho artesanal,janela velha,flores artificiais, tudo em patina