quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Escultura e Entalhes arte de criar em madeira



Estas peças foram esculpidas na madeira, um trabalho feito por um escultor e colorido por um artesão presumo eu, pois geralmente os escultores se reservam a fazer somente o que sabem fazer com competência, esculpir.

Escultor e o artesão que tem a habilidade de criar peças com formatos de objetos, corpos e rostos, animais e qualquer coisa com formato definido. Seu trabalho e feito sobre uma peça de madeira geralmente um tronco de arvore ou um galho de boa espessura, ou dependendo do trabalho a ser feito varias peças de madeira coladas umas as outras formando assim um bloco maciço no tamanho e espessura necessária pra executar seu trabalho sua arte.

 As ferramentas de trabalho de um escultor:

Quando o trabalho e feito em troncos de madeira e usado pra desbastar e dar o formato na peça pequeno machado, incho,e ate motos serra. Estas ferramentas mostradas na figura acima são ferramentas de modelagem, ferramentas de criação.

O Entalhador e um artesão que cria suas peças de maneira diferente. Seu trabalho e feito sobre uma peça de madeira de pouca espessura com comprimento e largura necessária pra fazer seu trabalho que consiste em criar em alto relevo

Estas são as ferramentas de uso de um entalhador



 Este e um tipo de entalhe , reparem que as figuras foram entalhadas não esculpidas, elas só teen uma único lado diferente da escultura que e composta de frente, lados e costa.
O escultor  e o entalhador são artesões que se diferenciam no modo de criar suas artes.

Um tipo de entalhe:


esculturas,entalhes,arte,artesão,madeira,troncos,esculpido,criação,talento

Jorge Soares

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Esta e uma cadeira confortável e diferente.



Uma cadeira confortável ideal pra varandas ou ate mesmo um canto de sala jogando sobre ela um acento e um encosto de espuma revestida de tecido em cores fortes.
Esta imagem que encontrei na internet, mostra uma cadeira feita em madeira, tendo acento e encosto feitos em réguas.
Reparem que as réguas do encosto teen uma medida maior na parte de cima, já o acento as réguas são de mesma largura.

Esta foi toda trabalhada em patina ( técnica que consiste em remover camadas de tintas ou aplicar  diferentes cores de tinta na mesma peça mais sempre deixando um pouco da madeira a vista ).

Quanto custaria uma cadeira deste tipo?

O preço varia muito dependendo da madeira, uma cadeira deste modelo feita em mogno ou cerejeira ou marfim custaria em torno de 950,00 a 1100,00 reais, já a mesma cadeira feita em eucalipto ou canela o custo seria aproximadamente de 450,00 a  550,00 reais,
uma diferença considerável.

Então a pergunta, porque desta grande diferença?

As madeiras acima já podem considerar raras, algumas delas já não encontramos com facilidade e o custo destas madeiras chega a ser três vezes maior que as citadas a baixo este e o motivo de tamanha diferença.

Gostou da cadeira e quer ter uma parecida?

Você pode ter uma cadeira como a deste modelo em sua casa na cor desejada, basta fazer uma encomenda e no mais tardar em 45 dias úteis terá sua cadeira na cor desejada.


Cadeira,patina,marfim,cerejeira,mogno,eucalipto,canela,tinta,verniz

Jorge Soares


domingo, 1 de setembro de 2013

Uma velha bandeira de janela que virou arte



Esta e uma bandeira de janela que ia pro lixo porque teve sua parte de baixo apodrecida pelo longo tempo em contato com respingo de chuvas.
Foi recuperada diminuindo seu tamanho na altura depois de recortada foi aplicado um efeito patina sobre a peça.
Reparem que na parte de cima foi preciso fazer um pequeno remendo.
Valeu todo trabalho valeu o tempo gasto pra transformar uma velha bandeira de janela que estava pronta pro lixo nesta peça charmosa que do destino lixo ganhou um lugar de destaque em uma parede.

Quantas coisas são jogadas fora diariamente por falta de interesse do proprietário em transforma lá em algo novo, sim mesmo com aspecto velhos mais uma peça totalmente nova.
O que foi preciso pra conseguir montar  este quadro decorativo?
Uma bandeira de janela velha, um regador que não precisa ser novo, um pequeno vaso de plástico, uma formiga feita de latão e um pequeno balde plástico, algumas flores artificiais e pronto tudo junto se transformou nesta bela peça decorativa.


Jorge Soares

Reciclagem, trabalho artesanal,janela velha,flores artificiais, tudo em patina  


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Arte Barroca

Oratório estilo barroco feito no Isopor

Nesta pagina mostro um de meus trabalhos tendo como componente principal na confecção da peça  o Isopor.
Este oratório em estilo barroco foi todo trabalhado no Isopor  tendo o painel de fundo trabalhado no Papelão
Esta peça depois de trabalhada, esculpida e montada foi toda revestida com uma camada de cola branca e depois de seca levou uma camada de massa acrílica pra dar resistência a toda peça
Trabalhada na mistura de cores escuras pra dar o efeito de envelhecida.              
Quanto o painel interno foi  montado com papelão sendo que antes foi tirado uma de suas camadas pra dar o efeito ondulado, uma camada de massa acrílica branca aplicada com a ajuda de uma trincha e patina com cor branco e azul dando um efeito de Céu
Esta peça depois de estar pronta levou duas demão de verniz a base d’água.



Oratório  estilo barroco feito no papelão


Esta oratório de três capelas foi todo ele confeccionando no papelão.                         
O sistema e  quase o mesmo do trabalho de cima, corte se as partes dentro do tamanho desejado, altura, largura e profundidade da peça.

Prepara cada uma das peças que ira precisar, feito isto e partir pra montagem onde as peças são presas umas as outras com tiras de papel, papel este que pode ser jornal ou tiras de folhas de uma revista qualquer.

Nestas tiras cortadas passa se cola branca e vai se colando partes por partes ate ter toda peça montada, não e necessário forrar toda peça com papel com cola se não quiser, porem eu gosto de dar uma demão de papel com cola em toda peça.
Como no oratório de cima depois de montada a peça, uma mão de cola em toda ela e depois de seca uma mão de massa acrílica aplicada com a ajuda de uma trincha.

Na pintura a mesma técnica mistura de cores pra dar um aspecto de envelhecimento . Por dentro no papelão ondulado nas cores azul e branco, uma camada de verniz a base d água e pronto esta eito um oratório em estilo barroco todo feito no papelão.



Jorge Soares

oratório,arte,trabalho,artesão,papel.isopor,pintura barroca,arte em isopor

sábado, 24 de agosto de 2013

Jardineiras Arte em papel


Jardineira feita em papel ( folhas de revistas )  montada a partir de papeis dobrados  e encaixados uns sobre outros, tendo como base um  quadro retangular de MDF  de 3 milímetros revestido de papel colorido no toa vermelho com preto e finos traços de cor clara. O arranjo e de flores artificiais que encontramos com facilidade no comerco.

Neste trabalho o material gasto e muito pouco, tirando a cola e a peça de MDF o  restante o custo e zero. 


Esta outra jardineira  o trabalho e o mesmo só muda as cores do papel escolhido e o tipo de flores no arranjo.


esta já e uma jardineira um pouco maior e o quadro base foi trabalhado em um tom único, verde  com  desenhos de flores sombreados em tom claro também verde.
A jardineira feita também em papel sendo que esta em papel jornal depois de montada levou duas camadas de verniz Nacional bem encorpado.

Como arranjo algumas flores  grandes  tendo tons azul, branco,e verde.

Gostaram do trabalho?

 Se gostaram deixem um comentário .

Estes tipos de jardineiras podem serem encomendadas, caso se interessem entra em contato

E-mail    bazarnovidadespravoce@gmail.com

Jorge Soares 

jardineiras,arte,artesão,flores,artificiais, trabalho,artesanatos,papel,colorido

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aglomerado

Este material surgiu pra ocupar o lugar do compensado, com um preço menor e um tamanho maior aos pouco ele foi tomando o lugar do compensado nas grandes industrias de moveis.

Sua qualidade esta bem longe de se aproximar do compensado, este sim e totalmente madeira e sua durabilidade e bem superior ao outro, mais mesmo com esta diferença enorme de qualidade o preço falou mais auto e as grandes industrias moveleiras passaram a fabricar com este novo material.

 Aglomerado e suas desvantagens:


1 - Material de baixa resistência a umidade

2 - Não aceita monta desmonta, por ser um material feito a base de residos de madeira colados e prensados sua resistência e pouca e a aderência dos parafusos  não suportam muitas desmontagem e montagem.

3 - Se rompe com facilidade e não aceita remendos e nem emendas como reparo.

Em fim  o aglomerado e um dos piores materiais  pra confecção de moveis, felizmente poucas são as industrias que ainda trabalham com este material.

Nos dias de hoje o material que passou a ser usado pelas industrias moveleiras e o MDF um material um pouco melhor que o aglomerado, um pouco mais resistente .

Jorge Soares

materiais,mdf,aglomerado,resistente,substituir,moveis,boa,qualidade,um pouco,melhor




domingo, 18 de agosto de 2013

Quadro Pintura sobre textura


Quadro Pintura sobre textura:  BC - 35

Este quadro  feito  em MDF medindo 57 centímetros de altura por 41 centímetros de largura todo trabalhado na massa  branca, tendo  como fundo  uma textura frisada e trabalhada na cor marrom sombreado, flores  copo de leite no tom branco com detalhe em amarelo, com talos e folhas verdes, pintura a mão.

Moldura trabalhada na textura frisada não alinhadas em tom azul  com friso branco.

Observação:    Todo trabalho artesanal e único, cada peça feita a mão tem sua indenidade, portanto  todas as demais peças serão parecidíssimas, uma copia desta, uma copia quase idêntica, porem  jamais igual. 

                   Mais informação na pagina do produto


pintura sobre textura,quadro pintado a mão,trabalho artesanal,peça decorativa